Translate

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Um pouco de história...


Foi em 2012 que me comecei a interessar por mercados... A crise fez reforçar as poupanças, mas o dinheiro nos bancos não dá praticamente nenhum dinheiro. Tinha alguns trocos de lado, não muito e andava a tentar arranjar formas de tentar rentabilizar o melhor possível. 
Pensei nas acções de bolsa, mas para ter poder começar era e é necessário ter algum capital bastante mais avultado do que aquele que possuía. Outras alternativas que encontrei foi em "CFD" (Contracts For Difference) mas também para poder começar era também necessário mais capital do que estava disposto a empatar para experimentar. Outras hipóteses surgiram mas pareciam-me um tanto arriscadas ou então o capital que dispunha era escasso.




Isto até que encontrei o "Forex" (deriva de "Foreign Exchange" o que traduzido significa literalmente Troca de Divisas (moeda de diversos países). Num outro artigo tentarei explicar mais em detalhe o que é o "Forex", por agora ficamos pela história.
Procurei maneiras de poder experimentar este tipo de mercado e subscrevi em diversos "Brokers" (corretores) contas de demonstração... Ilusoriamente, não me pareceu difícil aprender a operar neste tipo de mercado. Era possível efectuar as operações necessárias online via web ou com plataformas para pc. No entanto com estas experiências em contas "demo" comecei-me a aperceber que existiam diversos tipos de "broker", que os custos e modos de operação poderiam diferir bastante entre eles. Os que tinha aderido inicialmente, tinham uns "spreads" (diferença entre compra e venda de um determinado activo) elevados e em alturas de mais volatilidade ficavam exorbitantes além de outros factores que não vou detalhar para não baralhar o leitor na história.
Entretanto encontrei um "broker" que gostei e foi neste mesmo que comecei a aprender... Após uns testes numa conta demo, decidi-me a começar por um pequeno investimento para testar (existem brokers que actualmente se consegue "tomar o gosto" com apenas 10€ e até mesmo alguns oferecem uma conta com uma soma mínima para se começar). Foi interessante... Este broker tinha concursos em que se ficares entre os primeiros ganhavas um determinado valor monetário que servia para fundear contas de negociação que poderias levantar após executares o "turnover" (valor monetário movimentado nas negociações) exigido pelas regras do concurso.
Após mais ou menos um ano, consegui levantar duas vezes dinheiro investido  e ficar ainda com um valor aceitável (cerca de dez vezes a soma inicial investida com dinheiro ganho em alguns concursos que participei).
Escusado será dizer que acabei por me "entusiasmar" o que levou a uma série de erros, que me levaram a "perder" mais de 50% do valor monetário que possuía na conta. Antes de a perder por completo, resolvi fazer um período "sabático" de mais de um ano, só ocasionalmente fazendo umas negociações. No entanto resolvi-me novamente a iniciar-me no "Forex" com o que me restava na conta.
Neste blog irão acompanhar a minha evolução nos mercados, partilhas diversas sobre aquilo que faço nos mercados e também do dia a dia.

Espero que gostem.

Sem comentários:

Enviar um comentário